A Fator RH é uma banda de som alternativo, nascida do desejo adolescente de ter uma banda de rock, mesmo em pleno sertão sergipano. Influenciados pela geração da década de 1980, de bandas como Barão Vermelho, Legião Urbana, Chico Science, Titãs e Paralamas do Sucesso, 5 adolescentes da cidade de Nossa Senhora da Glória criaram a “Tatus de Cemitério”.
Os instrumentos improvisados, a exemplo de uma bateria formada por panelas e uma guitarra que dava choque, e o pouco conhecimento sobre música não impediram que a banda seguisse seus ensaios no estúdio, também improvisado, na casa de Binho (vocalista da banda). Anos se passaram até surgir o primeiro convite para realizar um show no colégio estadual Manoel Messias, neste momento a banda já se chamava Fator RH, em referência a outra banda de rock que existiu na cidade, que tinha como integrante o hoje professor, poeta e cordelista Jorge Henrique. O som que se apresentava como “novo” na cidade aos poucos foi agregando público, e os shows da Fator RH eram cada vez mais constantes em Nossa Senhora da Glória. Convites para tocar em outras cidades do interior sergipano começaram a surgir, fazendo com que a banda conhecesse muito da realidade da Música Independente de Sergipe. É justamente desta interação que surge o Festival de Música Independente “Rock Sertão”, da ânsia de suprir a ausência de espaços para este “tipo” de música.
Esteticamente, a Fator Rh sofreu várias mudanças na medida que abandonava os covers para produzir suas próprias músicas. O rock da década de 1980 cedeu lugar para outros movimentos musicais, assim o regionalismo foi incorporado através do baião, maracatu e xote. A vivência do sertanejo marcou as letras da banda! Em 2007, com uma música em homenagem ao artesão “Véio” e filmagens do Rock Sertão 5, a banda Fator RH participou do documentário “Nação lascada de Véio: uma Glória do Sertão”, apresentado no DOC TV III da TV Cultura. O documentário retrata a trajetória do artista gloriense Cícero Alves, o “Véio”. Nas duas últimas edições do Rock Sertão, em 2010 e 2011, a Fator RH teve seu show transmitido ao vivo pela Rádio e TV da Fundação Aperipê.
Muitas foram as alterações desde a formação original da banda, muitos músicos de Nossa Senhora da Glória passaram e deixaram suas marcas, através de letras e arranjos. Com mais de 10 anos de existência, apenas Binho permaneceu, mas o trabalho continua a ser desenvolvido com os novos componentes da banda e no intercâmbio com outras bandas. A atual formação da Fator RH representa a história que passa por várias gerações, além de Binho 30 anos (vocais e guitarra base), a banda conta também com Danilo 26 anos (contrabaixo), a 7 anos na banda, e os novos integrantes Luan, 17 anos (guitarra solo) e Lucas, 12 anos (baterista). Desta forma, além do Rock Sertão em Nossa Senhora da Glória, a Fator RH organiza também o Rock Provincial, um festival itinerante que já teve edições em Nossa Senhora das Dores, Propriá, Moita Bonita, Porto da Folha, Canindé, entre outras cidades. Assim, a Fator RH continua a peregrinar pelo interior do estado, mostrando que “um outro som” é possível na medida em que toca e fomenta o cenário cultural Sergipano.
Opa...desculpe a demora, eu tava sem internet!!!
ResponderExcluirseu blog ja ta relacionado no meu!!! vlwww man!!!
Ai é um blog de verdade, vindo apoiar e divulgar o trabalho dos artistas da música sergipana. Parabéns!Estamos juntos ai!
ResponderExcluirObrigado Na Real.com, estou agradecido pelo comentário, elogios no inicio de trabalhos assim é sempre bom e dá um 'empurrãozinho' para fazer com que a equipe melhore nas postagens.
ExcluirAtt. Equipe [[ROG]]